Em Berlim, Obama pede união com a Europa
Discursando para 200 mil, candidato democrata faz referência ao pronunciamento de Kennedy em 1963
BERLIM – Ele quer conquistar o mundo e demonstrou na Alemanha que tem força para isso. Discursando para uma multidão em Berlim, o candidato democrata à Presidência americana Barack Obama pediu ontem, que os europeus e os americanos trabalhassem juntos para vencer o terror e drenar o poço de extremismo que o apóia. O senador por Illinois falou em um parque próximo ao antigo muro de Berlim, que dividia a cidade alemã no tempo da Guerra Fria. Ele se apresentou como um “orgulhoso cidadão americano e um cidadão do mundo”, segundo a rede CNN.
A introdução de Obama faz eco a outro famoso discurso de um líder americano em Berlim. Em 26 de junho de 1963, no auge da Guerra Fria, o presidente John Kennedy fez um discurso na cidade onde proferiu a famosa frase “Ich bin ein Berliner” (Eu sou um berlinense). Para a polícia berlinense, mais 200 mil pessoas assistiram ao pronunciamento de cerca de 25 minutos.
“Quando vocês, povo alemão, derrubaram o muro, um muro que dividia o ocidente do oriente, a liberdade da tirania, o medo da esperança, outros muros ao redor do mundo também caíram”, disse o presidenciável Obama, referindo-se a antiga divisão de Berlim. “De Kiev a Cidade do Cabo, campos de prisioneiros foram fechados, e as portas da democracia foram abertas”, completou Barack Obama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário