quarta-feira, 30 de julho de 2008

MEDICINA
Programação preliminar do Fórum Ética e Pesquisa/ Revisão da Declaração de Helsinki


A Associação Médica Brasileira se associa ao CFM para organizar Forum





SÃO PAULO – A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo, o Fórum Ética e Pesquisa/ Revisão da Declaração de Helsinki. O evento antecederá o encontro do grupo de trabalho da Associação Médica Mundial (WMA), nos dias 20 e 21 de agosto, relativo à revisão da Declaração de Helsinki, documento que normatiza eticamente as pesquisas médicas em seres humanos.

Durante o Fórum serão discutidos temas como a pesquisa em seres humanos; a situação atual da Declaração de Helsinki, particularmente, o uso de placebo; acesso ao tratamento depois de terminada a investigação e pesquisa em crianças.

Esta será a primeira vez que um país da América Latina sediará reuniões para revisão do texto. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar os debates e manifestar diretamente a opinião sobre a matéria", afirma José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB.

Para o Fórum Ética e Pesquisa/ Revisão da Declaração de Helsinki foram convidados a participar dos debates estudiosos no assunto. O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), localizado à Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi, São Paulo, e tem a Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), como organizadores.

A proposta do evento é abordar a pesquisa ética em seres humanos. Entre os temas a serem discutidos: uso do placebo em situações em que há tratamento efetivo, pesquisa em crianças e acesso ao tratamento pós-investigação.

O Fórum antecederá o encontro do grupo de trabalho da Associação Médica Mundial (WMA), nos dias 20 e 21 de agosto, relativo à revisão da Declaração de Helsinki, documento que normatiza eticamente as pesquisas médicas em seres humanos. Esse encontro terá acesso restrito e será realizado na sede da Associação Paulista de Medicina.

As vagas para o Fórum são limitadas e as inscrições estão disponíveis no site da AMB até 13 de agosto.

Nenhum comentário: