A polícia pode se tornar mais violenta
Tarso Genro disse que com restrições ao uso de algema, tudo pode acontecer
SALVADOR - O ministro Tarso Genro (Justiça) falou ontem em Salvador que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em limitar o uso de algemas nos presos pode tornar a Polícia Civil mais violenta. “Isso aí (a restrição ao uso de algemas) pode gerar uma reação mais violenta na pessoa (um eventual preso), o que leva a Polícia Civil a ter mais violência para se proteger”, disse Tarso, antes de proferir uma palestra para estudantes.
Tarso Genro afirmou também que, “por ser bem preparada, por ser uma elite treinada”, a Polícia Federal terá mais facilidade para se adaptar à decisão do STF. Ontem, os ministros do Supremo aprovaram uma súmula vinculante que limita o uso de algemas a casos excepcionais, quando os presos oferecerem resistência à prisão ou colocarem em perigo o policial e outras pessoas.
O ministro disse que, diferentemente das interpretações iniciais sobre a súmula, o poder do agente policial será maior com a decisão do STF. “O arbítrio do agente aumentou. O juízo do agente de usar ou não algema ficou mais forte, ele fica mais senhor da custódia”, afirmou Tarso.
Um comentário:
Algema neles. A polícia tem mais é que prender com algema. Bandido tem que se ser assim, sem direitos.
Valter Pereira Suuza
Petrópolis
Postar um comentário