sexta-feira, 15 de agosto de 2008


BRASIL

Ideli pede para TSE divulgar certidão criminal de candidatos na internet





Ideli Salvatti quer jogar na Internet


BRASÍLIA – Já que os candidatos podem ser até eleitos com a “ficha suja”, pelo menos o eleitor deve ter direito se está votando em cidadão ou “safardana”. Esta é a opinião da senadora Ideli Salvatti. Com a polêmica sobre a divulgação da lista de candidatos com "ficha suja" na Justiça Eleitoral, Ideli (PT-SC) encaminhou ontem ofício ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com a sugestão para que o órgão divulgue na internet as certidões criminais apresentadas pelos políticos no registro das candidaturas.

Ideli argumenta que, como os candidatos já são obrigados a apresentar certidões sobre o seu histórico criminal ao TSE, as informações deveriam estar disponíveis na internet, sem a necessidade de lista com candidatos “ficha suja”. “Se é obrigatório apresentar a certidão e se o documento é obrigatório, público, por que o Tribunal Superior Eleitoral que já tem, para cada candidato, na internet, disponibilizadas a fotografia, a escolaridade e a declaração de bens, não disponibiliza, junto com esses três dados, também as certidões?”, questionou a senadora. A líder petista que demonstrou ser favorável à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar os candidatos com "ficha suja" de disputarem as eleições, sustenta que o TSE pode disponibilizar todas as informações sobre os candidatos na internet sem a necessidade de mudanças na legislação.

Mas seria mais honesto para com o eleitor que essa lista fosse publicada em todos os jornais do país. Só assim, estaríamos selecionando os bons candidatos.

Nenhum comentário: