quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ontem foi o dia mundial da corrupção



A figura de mulher, na mitologia grega,que representa a Justiça, chama-se Têmis, filha de Urano (o Céu) e de Gaia( Terra). A espada que ela exibe, e aparece nas gravuras, representa a força de suas deliberações, e abalança, que também se vê nas representações, significa o bom senso e o equilíbrio, além da ponderação. Geralmente é retratada com venda nos olhos, que traduz o propósito de objetividade, nas decisões, por dispensar o mesmo tratamento aos réus, independentemente das condições de cada um. Quando aparece sem a venda, o significado é outro:designa a necessidade de manter os olhos bem abertos, para que nenhum pormenor escape à sua percepção.


Mas a corrupção se sobrepõe a todos essas cautelas. Segundo especialista, interromper o fluxo de dinheiro que alimenta a corrupção demanda muito mais até do que fazer uma boa escolha nas urnas e cobrar ética dos governantes.

No dia 9 de dezembro de 2003 o Brasil e mais 111 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a corrupção, e o dia ficou conhecido desde então como dia internacional contra a corrupção.

Mas até agora o Brasil não descobriu como prender essa “corja” que está na política. Vamos esperar que outros governos venham por ai para dar um basta nessa “quadrilha”.

Nenhum comentário: