Projeto Pixinguinha, uma obra de arte
Gerson Tavares
Albino Pinheiro foi um grande parceiro dos músicos. Em sua alegria para a vida, fundou a Banda de Ipanema. Estudioso no mundo da música, Albino era um historiador. Bons tempos em que trabalhamos juntos da saudosa Tv Tupi, lá no Sumaré, São Paulo. Albino era um defensor do músico, do cantor e do compositor. E foi pensando assim que Albino criou o “Seis e Meia”, um projeto musical que lotava ao final das tarde a Praça Tiradentes, ali no Teatro João Caetano. Grandes nomes passaram por ali, dividindo o palco com outros nomes, alguns nem tanto conhecidos, mas de igual valor artístico.
Foi baseado nessa boa idéia que surgiu um projeto itinerante que fez grande sucesso, levando aos recantos desse imenso Brasil o melhor da música. Ao lado dos grandes artistas sempre estava um “desconhecido”, muitas das vezes, um cantor regional, mas que logo depois também galgava o topo da carreira, que seguiam em uma “caravana de cultura”. Era a alavanca que os artistas precisavam e que só pelo belo “Projeto Pixinguinha”, conseguiam chegar ao grande público. E foi com a presença dos melhores artistas brasileiros que o “Projeto Pixinguinha” completou em 2007, trinta anos de sucesso absoluto com a sua caravana sempre renovada. Moreira da Silva e Jards Macalé, Ivan Lins e Nana Caymmi foram alguns dos nomes que marcaram presença. O Maracanãzinho lotou, “botou pelo ladrão”, para o povo assistir Jackson do Pandeiro, João Bosco e Joyce em 1982, quando o Projeto Pixinguinha completou cinco anos de êxito.
Por incrível que possa parecer, tudo isso aconteceu durante os anos da “ditadura militar”. Depois o país mudou até chegarmos a um governo popular, governo que tem em seu comando um “trabalhador”. “Em time que está ganhando, não se mexe”, este é um velho ditado que pode ser usado agora, com o “governo do povo”. Com a desculpa que estão fazendo modificações, eles estão matando o “Projeto Pixinguinha”. Entre as mudanças apresentadas nos editais da Funarte, a que mais chama a atenção dos artistas é o fim da caravana, que é a principal característica do “Projeto Pixinguinha”.
Eles querem dar fim a uma idéia que fez um Brasil feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário