Tempo quente na China
Explosões matam policiais e assustam atletas e turistas
PEQUIM – A semana começou com muita movimentação na terra das Olimpiadas 2008. Pelo menos 16 policiais morreram e outros 16 ficaram feridos em um ataque com explosivos perpetrado ontem contra uma delegacia na região chinesa de Xinjiang, informou a agência oficial de notícias Xinhua. O atentado ocorreu a cerca de 4 mil quilômetros de Pequim, em Kashgar, uma cidade da antiga Rota da Seda, onde há grande população muçulmana.
Tudo aconteceu quando dois veículos invadiram um posto de controle fronteiriço na cidade de Kashgar, e seus ocupantes lançaram duas granadas contra a delegacia. Os dois motoristas dos veículos foram detidos após o ataque, que ocorreu por volta das 8 horas no horário local (21 horas de Brasília). Procurado, o escritório de Segurança Pública da região, obedecendo ordens superiores, não quis se pronunciar.
Habitada por oito milhões de pessoas da etnia muçulmana uigur, Xinjiang é uma das principais fontes de gás e petróleo da China e aspira à independência para formar uma nova república centro-asiática. Os uigures, de religião muçulmana, cultura indo-européia e língua turcomana, acusam a maioria Han de colonizar e repreender seus costumes.
Em Xinjiang operam vários grupos que, segundo Pequim, são uma das principais ameaças à segurança dos Jogos Olímpicos, que começam na próxima sexta-feira.
Um comentário:
Lá o bicho pega. Estão pensando que é igual aqui? Baderna sem troco, só no Brasi.
Postar um comentário