terça-feira, 12 de agosto de 2008

MUNDO


Geórgia reagrupa tropas para

defender capital




TBILISI, Geórgia - O confronto militar entre a Rússia e a Geórgia entrou no quarto dia, com bombardeios e disparos de artilharia em vários pontos do território georgiano. O presidente da Geórgia, Mikhail Saashkashvili, fez à noite um pronunciamento dramático à nação, depois de seu governo anunciar que estava reagrupando suas forças em torno de Tbilisi para defender a capital. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chega hoje a Tbilisi, para tentar mediar um acordo.

As forças da Geórgia voltaram a disparar sua artilharia contra Tskhinvali, a capital da província da Ossétia do Sul, que luta pela independência com apoio da Rússia. Os russos, por sua vez, voltaram a bombardear alvos militares georgianos. O Ministério do Interior da Geórgia afirmou que as tropas russas avançaram 40 quilômetros a partir da Abkházia, outra província separatista, até a cidade de Senaki, em território georgiano.

O governo russo negou que suas forças estejam atuando fora dos territórios da Ossétia do Sul e da Abkházia - cuja independência, proclamada no início dos anos 90, não é reconhecida pela comunidade internacional.

Nenhum comentário: