sexta-feira, 17 de junho de 2011

Chega de segredinho!



Gerson Tavares



Já estou cansado dessa história de segredos com as coisas que acontecem no governo. Se aconteceram coisas que ficaram escondidas até hoje no impeachment do Collor, se os "atos secretos" do Senado foram “sacanagens” do José Sarney, se o Palocci quebrou o sigilo bancário do Francenildo Santos Costa, o “Nildo”, aquele caseiro da “casa de saliência” que o ministro gostava de frequentar. E se Lula e Dilma dão a maior força para que “safardanas” sejam garantidos em cargos e ainda colocam o Palocci para mais uma vez fazer das suas, até não estou muito preocupado. Eu quero é resultado e vejo que isso é utopia e nunca vamos ter.

Mas Dilma está encontrando alguma resistência por parte dos aliados para manter o sigilo daquilo que até hoje não foi divulgado e que muita gente gostaria de saber. Enquanto a coisa fica a espera de um “acordo financeiro” para lacrar o baú, Sarney e Collor se “borram de medo” só em pensar que de uma hora para outra alguém pode abrir o baú.

E se isso atormenta Sarney e Collor, principalmente, Palocci está mais calmo, não que ele não tenha medo que o mundo venha saber das suas “negociatas”, mas porque ele já sente que pode contar com o Ministério Público, que quer preservar informações da Receita Federal sobre as declarações do “prefeitinho do interior”.

O MP recebeu como informações da Receita Federal, copias de todas as declarações de Imposto de Renda da empresa “Projeto”, que é aquela empresa de “consultoria” do Palocci. Esses documentos servirão para dar noção para o inquérito que apura se houve “jogada” para que o Palocci “enricasse” da noite para o dia.

Todos sabem que o “safardana” usou o seu prestigio para garantir “tráfico de influência” para as empresas que precisavam chegar mais perto do Poder. Como o procurador-geral de República, o Roberto Gurgel, garantiu que nada de errado existiu nos negócio do ex-ministro, mandou arquivar o caso, mas agora, com o Ministério Público entrando na área, esperávamos que tudo fosse esclarecido, mas isso só será possível se “por acaso”, a empresa do “safardana” atender ao pedido do MP para que remeta cópia de contratos, comprovantes de prestação de serviços e a escrituração contábil. Isso porque a Receita Federal não deu nomes e nem detalhes que mostrem a realidade e a lisura dos negócios.

Quer dizer: Vai ficar o dito pelo não dito até que o Palocci volte e faça mais uma de suas presepadas. E o povo, oh...!

5 comentários:

Anônimo disse...

Mas se são os segredos que rendem dividendos para esses políticos safados, como você diz que chega de segredo?
Parece que você é contra a vida boa dessa turma. Eles é que estão certos, afinal,o povo vota neles e pelo jeito, gosta deles e das sacanagens que eles fazem.

Núbia Gonçalves Dimas
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

ESTE É O GOVERNO DOS SEGREDOS. TODOS OS ATOS SÃO SECRETOS SE FOR PARA O BEM DESSA CAMBADA.

Anônimo disse...

quando os segredos valem muito, são muito mais secretos. isso é assim no amor e também na política.
e assim como no amor sempre que ele é secreto, tem sacanagem no final.

juvenal lacerda
são paulo

Anônimo disse...

Para a Dilma o segredo vai dar mais tranquilidade para negociar com o Sarney tudo que ela precisar do Senado. Ele é o principal político que precisa de muito segredo. Em tudo que ele faz, sempre tem roubalheira. Sou do Maranhão e sei o que estou falando.

Anônimo disse...

Essa história de abrir os segredos é só para inglês ver. Para ninguém que está na política interessa abrir os documentos. Estão todos com os rabos presos.