quinta-feira, 16 de junho de 2011

“As loucura do Haddad”



Gerson Tavares



Lendo nos jornais as notícias, me veio à lembrança a primeira frase da música do bom e velho amigo Cassiano, que eu peço licença para mudar só uma palavra em sua frase inicial que diz “mais um dia se passou”.

E transformando em “mais um ano se passou”, ela se encaixa muito bem no assunto que hoje tenho como tema: ENEM e SISU. Isto porque, como nos anos e semestres anteriores, o MEC abriu as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) do segundo semestre que começaram ontem e irão até o dia 19 de junho, de acordo com edital publicado no “Diário Oficial da União” da quinta-feira passada. As inscrições só poderão ser feitas pela Internet. Por tanto, ontem começou uma nova jornada de dores de cabeça para os estudantes.

As inscrições para a prova do Enem terminaram na sexta-feira e já sabemos que foram batidos todos os recordes anteriores de candidatos inscritos para sofrerem por uns bons meses com as “sacanagens” que o Fernando Haddad costuma armar para os jovens estudantes que estão correndo atrás de uma vaga na tão sonhada universidade.

Quanto ao SISU, que oferece vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional, é um sistema que foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas. No início do ano, o SISU teve cerca de um milhão de inscrições e ofereceu 83 mil vagas. Agora para o segundo processo de seleção para o SISU 2011, somente poderão participar os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 22 de junho e a segunda chamada sai em 2 de julho. De acordo com as normas, a matrícula dos selecionados na primeira chamada ocorre em 27 e 28 de junho. A matrícula da segunda chamada será nos dias 5 e 6 de julho.

O MEC deixa bem claro que para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do SISU entre os dias 2 e 7 de julho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga e não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo.

A lista de espera será usada prioritariamente pelas instituições de ensino superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas do sistema. Mas existe um “adendo” que diz que as instituições podem redefinir a lista de espera do sistema em decorrência da consideração dos critérios referentes às suas políticas de ações afirmativas originalmente adotadas em seu termo de participação. Nesse caso, a instituição deverá explicitar em edital próprio a forma de redefinição da lista.

Assim sendo, as universidades podem convocar os candidatos da lista de espera para manifestação de interesse presencial, em número superior ao número de vagas disponíveis.

E aí começa a bagunça que o Fernando Haddad acha “a gloria”!

Nenhum comentário: