segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O novo ano vai chegar trazendo feriado
para dar e vender


Gerson Tavares


Estamos chegando ao fim de 2008. Um ano em que a maiorias dos feriados caíram sábado ou domingo. Mas o ano de 2009 vai chegar com força total e para a turma que gosta de um feriado, “vai ser uma festa”. Vamos dar uma olhada:

Tudo começa no dia primeiro de janeiro, uma quinta-feira. Dia da Confraternização Universal, ano Novo chegando e já enforcando o dia dois e o trabalho só dia 5. Depois vem o carnaval e, embora possa parecer loucura, a segunda-feira agora também é feriado. Parece até que alguém trabalhava nesse dia. O carnaval, que começa irá no sábado, dia 21 de fevereiro e até dia 24, terça-feira “gorda” vai ser só alegria, terá uma quarta-feira de cinzas para descanso, mas a festa vai continuar para uma grande maioria que vai continuar descansando até dia 2 de março, a outra segunda-feira.

Vai cair no dia 10 de abril a sexta-feira santa e para muitos, a folga vai começar no dia 4, o sábado antes da semana santa e a volta ao trabalho, só dia 13, segunda-feira, após a Páscoa. Mas para não perder o ritmo, logo depois vem dia 21 de abril, dia de Tiradentes. Como é uma terça-feira, vamos literalmente homenagem o mártir da Independência. Vamos “enforcar” a segunda-feira, dia 20. mas nesta data tem uma coisa que eu não entendo: Tiradentes é o mártir da Independência e até hoje eu ainda não vi essa independência.

Mas vamos dar uma folga nessa história de feriado. Feriado agora só no dia primeiro de maio, uma sexta-feira que é o dia o trabalho. Aliás, eu nunca vou entender no dia do trabalho ser feriado. Mas como o mês de maio não dar mais folga pra ninguém, vamos encontrar muita gente aborrecida pelo resto do mês. Feriado agora só dia 11 de junho, quinta-feira, dia de Corpus Christi. Como é uma quinta-feira, a sexta é uma folga quase que obrigatória, mas na segunda-feira, quase todos estarão de volta ao trabalho.

Depois dessa festa toda, muito trabalho até 7 de setembro, dia da Independência, que ainda estamos esperando, mas nada nos impede de festejar. Cai numa segunda-feira para azar dos que gostam de enforcar. Mais um tempinho sem feriado e lá vem o dia 12 de outubro, uma segunda-feira, dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Logo depois vem o dia de finados, dia 2 de novembro, também uma segunda-feira. A Proclamação da República, dia 15, que “droga”, vai cair no domingo. Mas não tem problema porque o dia 20 está chegando e a sexta-feira vai ser de muita festa para Zumbi. Vamos festejar a Consciência Negra.

E como nem só de folga vive o trabalhador, o dia 25 de dezembro, dia Natal, em 2009 vai cair numa sexta-feira. Mas se você acha que em dia útil só vamos ter 12 folgas destes feriados, que ainda são acrescidos dos dias enforcados, está muito enganado. Não podemos esquecer que cada estado da união e ainda, cada um dos municípios, têm vários feriados próprios e em sua maioria, irão cair entre terça e quinta-feira, o que torna a semana, “morta”.

Pobre Brasil, mas pior será em 2010. Os feriados cairão sempre em meio de semana e ainda vamos ter eleição.

Nenhum comentário: