MUNDO
Hugo Chávez muda tom com EUA
Hugo Chávez muda tom com EUA
para evitar isolamento
Hugo Chavéz preocupado. Ele é doido, mas não é maluco
CARACAS – Ele já tirou muita onda, mas agora já está querendo se acertar. Analistas chegam a conclusão que, com a chegada do democrata Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tende a mudar a retórica de confronto com Washington para evitar um possível isolamento.
Ao cumprimentar Obama pela vitória que qualificou como um "sintoma da mudança de época", Hugo Chávez disse que “estamos convencidos de que chegou a hora de estabelecer novas relações entre nossos países e com nossa região, sobre as bases dos princípios do respeito à soberania, a igualdade e a cooperação verdadeira”.
Na opinião dos analistas, com a mudança de retórica, o presidente venezuelano se antecipa a uma possível alteração na política exterior dos Estados Unidos para a América Latina e acompanha a tendência dos demais países da região, que vêem na ascensão de Obama uma possibilidade dessa mudança ocorrer. “Chávez e os demais países latino-americanos iniciam uma fase de lua-de-mel, levando em conta as características históricas de Obama e o que representa a vitória de um afrodescendente nos Estados Unidos”, disse o analista político Eduardo Gamarra, professor de Política da Universidade Internacional da Flórida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário