terça-feira, 3 de novembro de 2009

Democracia ditatorial

Gerson Tavares

“Quando você não consegue vencer o inimigo, alie-se a ele”. Este ditado é bem antigo, mas tem gente que prefere outras opções. Neste caso está o presidente Luiz Inácio da Silva, o Lula, que sabendo não poder conter as verdades que o Tribunal de Contas da União (TCU) vive cobrando, já está montando um esquema para acabar com o problema. O governo petista está estudando a criação de uma “câmara técnica” para resolver as pendências relacionadas com a paralisação de obras diretamente com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Sempre partindo do “mentor” do Planejamento, Paulo Bernardo, uma proposta foi levada ao presidente do órgão, Ubiratan Aguiar, e ao ministro José Múcio Monteiro, outro membro do grupo petista, e agora aguarda uma manifestação. O Palácio do Planalto, que sempre quer ter maioria e precisa desta maioria para encobrir os escândalos, considera o TCU uma espécie de célula da oposição, visto que, dos nove membros, cinco deles são ex-políticos oposicionistas.
Lula, que precisa manter a campanha de Dilma Rousseff na rua, deu ordem para que sejam respondidos imediatamente todos os questionamentos em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele quer que o conjunto de empreendimentos sirva de alavanca para a candidatura da ministra-chefe à presidência na eleição no ano que vem e que teima em não decolar. Este fato é o que leva Lula a essa determinação de garantir aprovação de todos e quaisquer assuntos em relação ao PAC e assim rebater um a um todos os questionamentos quanto a 15 itens do programa.

Alguém ligado a Lula deixou escapar que há no Planalto uma tentativa de “enquadrar a garotada” que teria tomado conta do TCU e do Ministério Público, paralisando obras sem seguir critérios políticos e nem atentar para os prejuízos dos governistas na campanha do próximo ano. Há até a decisão de buscar mecanismos que levem os responsáveis por suspensões de obras a responder a sindicâncias administrativas.

Para o Lula, tudo aquilo que venha contra a sua vontade, é errado. E isto é só uma prova que para chegar a ditador, Lula só precisa ser um pouco mais democrático,

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem feito. Quem manda fiscalizar o Lula? ele é dono do país e ninguém tem que falar nada se ele gasta e como gasta o dinheiro.

Deixei você em sinuca. De que lado estará este cara?, você deve estar perguntado.

Mas esteja certo que eu quero mais que Lula se exploda!


Januário Gonçalves Prado

São Paulo.