segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

MUNDO

Brasil passa a ser alvo de críticas dos suíços



Paula Oliveira pode ter se automutilado
para levar alguma vantagem


ZURIQUE – Depois da revolta do presidente Luiz Inácio da Silva ser divulgado pela imprensa mundial, depois que o Itamarati cobrou comk veemencia uma atitude do governo suiço, agora chegou a vez do Brasil vivar o alvo dos protestos suiços por causa da suposta agressão contra Paula Oliveira, em Zurique, depois que a polícia da Suíça emitiu o laudo desmentindo a gravidez da advogada e colocando em dúvida a versão dela de que foi atacada por skinheads.

Os jornais suíços criticaram ontem duramente o Brasil, até mesmo, chamando de um dos países mais xenófobos do mundo. O consulado brasileiro em Zurique foi inundado por e-mails de cidadãos suíços, alguns agressivos, criticando autoridades, mídia e a sociedade por terem classificado o caso como ato de xenofobia. "Alguns nos acusam de ter dado um tratamento indevido ao caso", afirmou a consulesa do Brasil em Zurique, Vitória Clever.

Para Genebra, que teve seu embaixador no Brasil convocado pelo chanceler Celso Amorim, o esclarecimento do caso virou questão de honra. A polícia ainda declarou que a brasileira pode ser indiciada por “armar uma farsa”, crime que prevê tratamento psicológico, multa e, eventualmente, prisão.

Nenhum comentário: