Obama quer conversar com todos
ROMA – Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e o líder líbio Muammar Kadafi, poderão se encontrar em julho em cúpula do G8 na Sardenha onde, de acordo com autoridades da Itália, que sediará o evento, Kadafi representará a União Africana.
Se as presenças de Obama e Kadafi forem confirmadas como parte da reunião que deverá incluir líderes africanos, será o primeiro encontro entre Kadafi e um presidente norte-americano. Mas ainda é incerto o tamanho do interesse dos Estados Unidos e de outros membros do G8 em ter a presença de Kadafi. Diplomatas do G8 disseram não saber sobre a discussão de uma lista final de participantes.
As relações entre Estados Unidos e a Líbia, hostis por muitos anos devido ao apoio líbio a grupos que Washington considera terroristas, melhoraram após a abertura da embaixada dos Estados Unidos.
A então secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice visitou Kadafi no ano passado e o ex-presidente George W. Bush conversou com ele por telefone. Mas o clima de desconfiança segue em ambos os lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário