quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Doe Sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442


Saídas de emergência viram “puxadinhos”

Gabinete do senador Renan Calheiros veta acesso de emergência no 15º andar da Câmara à anexo do Senado


Eles, sempre eles. Os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Gim Argello (PTB-DF) ocupam há mais de dois anos espaços da saída de emergência da Casa com "puxadinhos" que ampliam as áreas úteis de seus gabinetes.

Localizados em dois andares do Anexo 1 do Senado, os gabinetes invadiram os corredores que ligam o prédio à Câmara e que são considerados rota de fuga em casos de emergência para parte dos 27 andares do edifício.

Além dos dois gabinetes, a Secretaria de Pagamento do Senado também ocupa o espaço irregularmente no 16º andar do prédio. Os "puxadinhos" foram cercados com portas de vidros, trancadas, numa extensão das salas de trabalho em uma área que deveria estar livre.

Desde 1999, a Cipa (Comissão de Prevenção de Acidentes) da Câmara envia relatórios ao comando do Senado com o pedido de retirada dos "puxadinhos", sem sucesso. "Numa eventual necessidade de fuga, os servidores vão ter que quebrar os vidros das salas para poder sair. A forma segura é a passagem estar totalmente desobstruída", disse a presidente da Cipa, Renata Sabbat.

Mas o que esperar desses posseiros em potencial. Se não tem o que roubar, eles invadem espaços que dizem ser terra devoluta.

Uma “sacanagem” só!

Nenhum comentário: