segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Compra fica para depois


O Lineage EMB-190 já está até pintado para servir a Presidência


O hangar do Grupo de Transporte Especial, o esquadrão da Força Aérea responsável pelo frota da Presidência da República, vai receber um novo membro. É um Lineage, o mais caro e o maior jato da Embraer, uma versão especial para 19 passageiros do modelo 190, que normalmente leva até 122 pessoas.

Um equipamento repleto de eletrônica e luxo, cada Lineage não sai por menos de US$ 50,4 milhões, mas o governo Dilma Rousseff não está comprando a aeronave, nem vai pagar pelo uso, já que a Embraer está emprestando o modelo para o GTE sem custos. Sob a matrícula FAB 2592, o grande jato será usado para substituir os dois Emb-190 comprados pelo ex-presidente Lula para viagens locais e regionais.

As duas unidades vão para a revisão ao longo deste ano. A presidente vai usar o Lineage nesse período. Coisa de um ano, talvez pouco mais que isso. O jato já foi pintado com as cores oficiais da Presidência e recebeu a insígnia.

O interior da aeronave é soberbo. A cabine é dividida em cinco áreas. Tem quatro salas: de estar, de refeições, reuniões e uma amplo salão privativo. Há ainda uma suíte isolada, com ducha, cama e televisão. O bagageiro pode ser acessado em voo. Os passageiros dispõem de três lavatórios. A rede internet está disponível em toda a cabine. O conjunto eletrônico é de última geração, com um sistema Honeywell Primus Epic, com cinco telas de controle multifunção em cristal líquido.

Mas a ideia de comprar o “AeroDilma” não está descartada, pois o Lineage é para voos “domésticos” e para as viagens para o exterior, o “AeroLula” já está “muito batido” e breve vira o substituto, o “AeroDilma”.

Nenhum comentário: