quarta-feira, 1 de julho de 2009





01 de julho, quarta-feira, primeiro dia do segundo semestre do ano de 2009.


Dia da Comunidade Madeirense.


A História refere-nos uma longa tradição que vincula o português, ilhéu ou não, a este mundo ocidental desde a segunda metade do século XV. Madeirenses e açorianos são os primeiros a entender a possibilidade de encontro de terras a Ocidente. De entre os madeirenses tivemos primeiro Diogo de Teive, apontado como o descobridor do Canadá , a que se seguiu em 1487 João Afonso do Estreito. Para a historiografia do Canadá estas viagens de madeirenses e açorianos são pouco convincentes e destoam na afirmação da dupla presença inglesa e francesa.

O italiano G. Cabot, ao serviço do rei de Inglaterra, é assim o grande descobridor e a 24 de Junho do presente ano terá a evocação do quinto centenário com pompa e circunstância. Os navegadores portugueses continuam esquecidos não obstante no High Park estar bem viva a sua memória através do monumento aí implantado desde a década de sessenta.







*Foi num dia como hoje que nasceu no ano de 1946 o cantor e compositor Alceu Valença.








*No ano de 1960, nascia Diana, que mais tarde tornou-se princesa da Inglaterra.





*Nasce em 1967 a cantora e compositora, Marisa Monte.

*No ano de 1970, um avião da Cruzeiro do Sul foi seqüestrado com 34 passageiros. Os seqüestradores, que voltaram para o Rio de Janeiro e exigiram a libertação de presos políticos, foram presos pela Força Aérea Brasileira.

*Em 1974 foi sancionada a lei que determinou a união dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro.

*Em 1997 Hong Kong, a última colônia britânica, voltou a ser território chinês.

*E no ano de 2006, a Seleção Brasileira de futebol foi eliminada da Copa do Mundo da Alemanha, ao ser derrotada pela França por 1 a 0.

Nenhum comentário: