quarta-feira, 1 de julho de 2009

Socorro para Sarney



Gerson Tavares


Quando falei que o presidente Lula tem interesse que o escândalo do senado renda, não falei por acaso. Quando todos querem que o Sarney deixe de ser o “grande astro” da cena, Lula entra em campo e coloca a sua “tropa de elite” para funcionar.

Lula quer porque quer que a turma do PT e todo o grupo aliado se uma em defesa do presidente do Senado. Lula está administrando o “bloco de defesa” de Sarney pessoalmente. Não tem esse negócio de mandar falar, mandar negociar. É ele que vai, de corpo presente cabalar votos para garantir o prosseguimento da “era Sarney”. Quando alguns senadores pedem a saída de Ribamar, o Planalto entra m cena e luta para que ele continue ali, no centro do palco, apanhando duro, mas garantindo o esquecimento da instalação da CPI da Petrobras.

Lula sabe que só com um bom escândalo ele consegue empurrar com a barriga a CPI da Petrobras. E foi assim que o governo agiu na segunda-feira para garantir o adiamento da instalação da CPI que deveria acontecer terça-feira. Foi a terceira vez que o Lula conseguiu esvaziar o quorum da CPI para evitar a instalação, com a eleição do presidente e do relator. E na maior cara-de-pau, os governantes falaram que o momento conturbado pelo que passa o Senado, não é adequado para uma CPI. Mas o pior disso tudo é que até a oposição não está mais tão empenhada no assunto.

O Álvaro Dias, autor do requerimento para instalação da CPI falou que só resta a oposição tentar uma obstrução seletiva de matérias de interesse do governo. Disse que o governo está fazendo jogo duplo, avançando e recuando.

Enquanto isso, Lula está mais preocupado com o presidente de Honduras. O sujeito queria dar o golpe da “ditadura branca”, os militares botaram o “safardana” para correr e ainda vem o Lula se colocar do lado do “cara”.

Ai eu pergunto: “Será que o Lula está com a mesma idéia?”.

Nenhum comentário: