sexta-feira, 13 de março de 2009

MUNDO

O transporte da Venezuela já é comandado
pelo presidente





Chávez começa a mostrar que já é o ditador




CARACAS - A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta quinta-feira uma medida que transfere dos governos estaduais para o governo federal o controle sobre as estradas, portos e aeroportos do país.

Esta decisão dá ao presidente Hugo Chávez o controle total sobre as principais vias de transporte venezuelanas. Segundo críticos, a medida é inconstitucional e vai consolidar ainda mais o poder do presidente sobre os Estados e cidades governados pela oposição. Já o governo argumenta "razões estratégicas" para retirar este controle da mão dos governadores e prefeitos.

Durante o longo debate na Assembleia, formada, em sua maioria, por correligionários de Chávez, os deputados governistas argumentaram que ao devolver o controle sobre as vias de transporte para o governo federal estariam garantindo maior participação popular nos assuntos públicos.

O líder do Partido Socialista Unido, Mario Isea, disse que eles estavam aprovando as mudanças para "defender o direito de acesso" e "garantir serviços públicos essenciais" para todos os venezuelanos. Agora, com esta medida, Hugo Chávez mostra que não esta de brincadeira quando assumiu o governo com o discurso de ditador.

Nenhum comentário: