quinta-feira, 26 de março de 2009

MUNDO

EUA têm culpa pela violência no México, diz Hillary Clinton ao culpar apetite 'insaciável' dos americanos por drogas




Hillary e Calderón
no México


CIDADE DO MÉXICO - A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse ontem que o apetite “insaciável” dos EUA por drogas ilegais tem grande parte da culpa pela violência que assola o México.

“Somos culpados. Como pode alguém concluir qualquer coisa diferente?”, disse Hillary, respondendo à pergunta de um jornalista, durante o voo que a levou para uma visita de dois dias ao México, que deve ser dominada pela violência ligada às drogas, responsável pela morte de 6.300 pessoas no ano passado no México.

Nesta semana, Washington anunciou planos para melhorar a segurança na fronteira, pois há temores de que a violência no país vizinho se espalhe para o sul dos EUA. “Nossa demanda insaciável por drogas ilegais alimenta o comércio das drogas. Nossa incapacidade de impedir que armas sejam ilegalmente contrabandeadas através da fronteira para armar esses criminosos causa a morte de policiais, soldados e civis”, disse Hillary. “Sinto muito fortemente que temos uma corresponsabilidade”, completou a secretária.

Nenhum comentário: