quinta-feira, 15 de janeiro de 2009



MUNDO

Venezuela começa a debater reeleição ilimitada de Chávez

Hugo Chávez quer mesmo é ser presidente da America Latina



CARACAS – Podemos ter problemas num futuro próximo. Com tanta agitação no mundo, com Hugo Chávez falando em revolução na America do Sul e com a vontade que ele tem de ser o “dono da casa”, a Assembleia Nacional venezuelana, dominada por parlamentares governistas, iniciou ontem a última discussão para a aprovação da emenda constitucional proposta pelo presidente do país, Hugo Chávez, para que possa concorrer pela terceira vez seguida à Presidência em 2012.

A sessão especial da AN, que possui 167 integrantes e que quase todos são aliados do Governo, teve em seu início uma declaração do presidente da casa, Cília Flores que deixou bem claro que não existe dois lados: “Esta sessão só terminará com a aprovação do projeto”. Chávez está há uma década no poder, e seu mandato até agora, vai até 2013.

Mas o governo venezuelano, entenda-se Hugo Chavez, no entanto, quer revogar o artigo constitucional que limita os presidentes a dois mandatos de seis anos. Hugo foi eleito uma vez sob a antiga Constituição, e duas sob a atual. Ele argumenta que precisa de mais tempo no poder para consolidar a sua "revolução socialista".

Flores, que lê na mesma cartilha, também disse que o projeto de emenda será entregue na sexta-feira ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE). O Conselho terá 30 dias para submetê-lo a referendo popular. Em dezembro, Chávez pediu a seus aliados no Parlamento que apresentassem um projeto de emenda que instaurasse a reeleição ilimitada do presidente, o que foi feito imediatamente. Desde então, o chefe de Estado vem fazendo pressão para que o referendo relacionado à emenda aconteça em 15 de fevereiro. Além disso, em 5 de janeiro, Chávez pediu que a reeleição ilimitada fosse estendida a todos os cargos eleitos por voto popular, com o argumento de que seria errado promover a mudança apenas para o posto de chefe do Estado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver o Lula tomando bronca do Hugo. Agora ele é o queridinho, depois vai ser o diabopara essa turma de 'capachildos'


Wilson Silva

Bento Gonçalves - RS

Anônimo disse...

Cuidado que lá vem ele com a força de ditador. depois não diga que eu não avisei.



Januário Góis

Goiania - GO