segunda-feira, 19 de janeiro de 2009



ANEEL não sabe de nada



RIO – As Agências reguladoras de nada servem. Pelo menos foi o que deu para sentir no fato que aconteceu na ultima sexta-feira, quando às 11:30h um transformador de energia da Light pegou fogo num posto da Rua João Fernandes Neto, uma rua comercial no centro da e Belford Roxo, na baixada fluminense.

Com a explosão, um cidadão que ia passando pelo local se queimou com o óleo quente que caia do alto do poste. Uma comerciante, preocupada com a situação, imediatamente ligou para a emergência da Light avisando do ocorrido e que ainda existia fogo no transformador, quando foi informada que o atendimento de “emergência” seria feito num prazo de três hora s e cinqüenta minutos.

Esta comerciante tem uma empresa de gêneros perecíveis e precisa de mater os produtos em câmaras frigoríficas. Tentou argumentar a necessidade e que três horas e cinqüenta minutos para uma equipe se deslocar até ao local será muito tempo, mas não viu resultado em seus apelos. Sua solicitação não foi atendida nem mesmo pela “ouvidoria” da Light.

Ela resolveu recorrer a ANEEL, a Agência Reguladora que deveria saber como lidar em tal situação. Qual na foi a sua surpresa ao ouvir da atendente que a ANEEL nada poderia fazer antes de passadas 24 horas do problema.

Ela perguntou como deveria agir se os seu produtos que são perecíveis, viessem a se perder. Quem seria o responsável pelo prejuízo? Recebeu como resposta da atendente que a ANEEL não tem nada com isso. “Não é da alçada da ENEEL a solução do problema”.

Às 15:20h terminava o tempo para a chegada da equipe ao local. Mas se pensarmos bem, nem que essa equipe viesse de Resende, extremo sul do Estado, ela levaria tanto tempo para chegar, mas ela viria de mais ou menos três quilômetros de distância.

Pois bem, a equipe chegou dentro do prazo previsto e as 16:20h tudo estava resolvido. Mas a empresária constatou que a falta de respeito da Light é corroborada pela Agência Reguladora que é um órgão que deveria ter compromisso com o povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

essas agênia reguladoras só servem para dar emprego a quem tem padrinho. elas nada resolvem e se tomarem partido é sempre para o lado mais forte.



luciano Lages

holambra - sp