As filas estão sendo substituídas por atendimento rápido
BRASÍLIA – Desde segunda-feira, quando foi disponibilizado o serviço de aposentadoria em 30 minutos, foram agendados 7.806 atendimentos em todo o país. Só no Distrito Federal, por exemplo, das 38 pessoas agendadas para o primeiro dia de atendimento do sistema somente 11 obtiveram a aposentadoria, segundo a gerência regional do INSS.
Na tarde de ontem, somente duas, das quatro pessoas agendadas para serem atendidas no posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Setor Bancário Norte, em Brasília, compareceram ao local. Apenas uma delas, Raimunda Jansen Pereira, recebeu o benefício, segundo o INSS. Raimunda contou que o atendimento demorou cerca de 50 minutos. “Eu acho que estão esforçados, mas precisam de um treinamento. Como foi agendado, tem que organizar tudo daquela pessoa, senão não tem como fazer em 30 minutos”, afirmou a nova aposentada.
Segundo o INSS, a outra pessoa que compareceu só poderá aposentar-se daqui a dois anos, e foi à entrevista apenas para tirar dúvidas. As gerências regionais do instituto alegam que ainda há dúvidas por parte da população e que várias pessoas procuraram direto o órgão, levando apenas a carteira de identidade. O INSS avisa que todos devem agendar o comparecimento pelo telefone 135, ocasião que poderá tirar todas as informações.
Para realizar a “aposentadoria em 30 minutos” é necessário ter, no mínimo, 65 anos (homem) ou 60 (mulher), ter contribuído com a Previdência por pelo menos 15 anos, agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer no horário marcado com o documento de identidade e o CPF.
Na tarde de ontem, somente duas, das quatro pessoas agendadas para serem atendidas no posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Setor Bancário Norte, em Brasília, compareceram ao local. Apenas uma delas, Raimunda Jansen Pereira, recebeu o benefício, segundo o INSS. Raimunda contou que o atendimento demorou cerca de 50 minutos. “Eu acho que estão esforçados, mas precisam de um treinamento. Como foi agendado, tem que organizar tudo daquela pessoa, senão não tem como fazer em 30 minutos”, afirmou a nova aposentada.
Segundo o INSS, a outra pessoa que compareceu só poderá aposentar-se daqui a dois anos, e foi à entrevista apenas para tirar dúvidas. As gerências regionais do instituto alegam que ainda há dúvidas por parte da população e que várias pessoas procuraram direto o órgão, levando apenas a carteira de identidade. O INSS avisa que todos devem agendar o comparecimento pelo telefone 135, ocasião que poderá tirar todas as informações.
Para realizar a “aposentadoria em 30 minutos” é necessário ter, no mínimo, 65 anos (homem) ou 60 (mulher), ter contribuído com a Previdência por pelo menos 15 anos, agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer no horário marcado com o documento de identidade e o CPF.
Um comentário:
Desta vez a coisa deu certo. Fui até ao posto no Meier com a minha mãe e ví que está funcionando.
Damiana Luz
Todos os Santos
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