sexta-feira, 1 de julho de 2011


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 215066021 / 25066064


Lula e STF ferem a cultura




O escritor Antonio Tabucchi cancelou vinda à Flip por razões políticas


Quando em seu último ato no governo, Lula resolveu soltar um bandido ao invés de mandá-lo de volta ao seu país para que ele cumprisse a pena que à que foi condenado por quatro mortes, ainda havia a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal mandar para a cadeia aquele assassino que veio para o outro lado do oceano para manchar o nome dos cidadãos de bem do Brasil, mas em nome da “amizade” que sempre têm com os governantes, os ministros do STF, quase seis meses depois resolveram confirmar aquela decisão do ex-patrão.

Mas não demorou muito para que este ato insano viesse macular a cultura brasileira. Na próxima semana teremos um dos maiores acontecimentos culturais do Brasil, a FLIP, que é a Feira Literária Internacional de Paraty que está em sua 9ª edição.

Na FLIP sempre recebemos grandes nomes da cultura mundial. Um dos autores dos mais esperados para o evento este ano é o escritor italiano, Antonio Tabucchi, que no ano passado não pode comparecer por problemas de saúde. Mas agora Tabucchi resolveu avisar que não vira a Paraty em sinal de protesto pela decisão do governo brasileiro de não devolver à Itália o bandido Cesare Battisti.

O curador da FLIP, Manuel da Costa Pinto, falou com Tabucchi que ele estava autorizado a falar sobre o caso Battisti no evento, mas o escritor disse que seria “deselegante” criticar o governo brasileiro estando ele no Brasil.

Tabucchi no mês de janeiro passado publicou no jornal francês, “Le Monde”, um artigo onde criticava os intelectuais franceses por seu apoio a Battisti. Agora o Brasil está sendo castigado por Lula e pelos ministros do Supremo com a falta de Antonio Tabucchi que será sentida por todos que ali vão, em busca de cultura.

Mas o que é a cultura para esses homens que só pensam em se mostrar fortes?

4 comentários:

linsrego1 disse...

Não é à toa que a cultura brasileira é desacreditada no mundo. Um país que se gaba de eleger um analfabeto presidente, um país que tem Fernando Haddad como ministro da Educação bagunçando com a escola brasileira, um país que tem livro didático com erros grosseiros, não pode receber pessoas que façam da cultura a sua meta de vida.
Bem melhor para esses petistas e ter bandido circulando solto pelo país.

José Carlos Vasconcelos Lins do Rego
São Paulo

vasco10 disse...

Mas para que cultura? Se temos políticos com Lula e Tiririca, porque vamos nos incomodar com a ausência de um simples escritor?
E o que é a FLIP perto das penitenciárias?
Viva a ignorância e a bandidagem.

Carmem Lúcia de Vasconcelos
São Paulo

avelarquintana disse...

Para esses ministros e lógico, para o Lula, vale muito mais um bandido nas riuas que qualquer escritor na FLIP.
Aliás, será que eles sabem a importância da FLIP?
Nilma Avelar Quintana
ouro Preto - Minas Gerais

filgueiras disse...

A causa da cultura brasileira está tão desmoralizada pelo mundo é exatamente pelos atos dos políticos que ainda encontro respaldo na justiça.
Antonio Tabucchi era um dos mais esperados na FLIP, mas esses nossos governantes e 'justiceiros' não quizeram que ele viesse.
O que fazer?

doralice Filgueiras
Nilópolis