Fair Play
Alcir Portela, um jogador de respeito
Na segunda-feira falei sobro o “fair play” no futebol e ouvi muita gente querendo falar do asunto, mas nada que me convença que chutar a bola para fora de campo, normalmente bem longe do local onde o lance foi parado, seja prova de “fair play”.
Então resolvi dar dois exemplos daquilo que considero “fair play” no futebol. Então fui buscars dois jogadores, um do pasado e já falecido que é o Alcir Portelae e um da atualidade. Alcir foi o quarto jogador com maior número de partidas disputadas pelo Vasco da Gama, que entrou em campo com a camisa cruzmaltina 511 vezes no período entre 1963 e 1975. Além de capitão do time campeão nacional em 1974, integrou a equipe que venceu o Campeonato Carioca de 1970. Capitão durante dez anos do Vasco da Gama, Alcir jamais foi expulso de campo. Ele recebeu o “Trofeu Belfot Duate”, trofeu que premiava os jogadores disciplinados e que bem poucos tiveram a oportunidade de receber.
E atualmente temos outro jogador também super-disciplinado e que jogou até bem pouco tempo no Fluminense e que ao sair deixou um vazio na equipe. Estou falando de Dario Conca, jogador que passou todo o campeonato brasileiro de 2010 com apenas dois cartões amarelos, jogando todas as partidas do campeonato, num total de 38 partidas, os 90 minutos em cada. Dario mostrou que ser disciplinado não é difícil e que para isso só precisa ser bom profissional.
Estes dois exemplos de atletas são “fair play” ao pé da letra. O resto é resto mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário