terça-feira, 5 de julho de 2011

Se a carapuça serviu...



Gerson Tavares


Tem momentos na vida da gente que bem melhor que perguntar é melhor ficar calado e fingir que não ouviu nada. Esta seria a melhor opção para a Dilma Rousseff depois da festa pelos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique.

Na festa estiveram os amigos do ex-presidente e entre eles muitos que hoje fazem parte do governo e entre esses podemos citar o ministro da Defesa, Nelson Jobim. E o Nelson, que conhece muito bem o Fernando e tem certo carinho pela figura, na hora dos cumprimentos ao aniversariante lembrou-se de Nelson Rodrigues. “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós tempos que ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente que escrevem para o esquecimento”.

Muitos dizem que Nelson Jobim falava da imprensa, mas há quem diga que ele falava mesmo de muitos que estão no comando do país, já que ele deixou bem claro, mesmo não dando nomes, que está sendo obrigado a conviver com idiotas. E foi por isso que a Dilma Rousseff, em reunião com o ministro da Defesa, na sexta-feira, abordou o assunto, com a desculpa que tem gente querendo criar intrigas entre eles dois.

Jobim explicou que o tom dado por alguns à sua interpretação, foi um tom acima daquilo que ele falou e que em momento algum ele quis traçar um paralelo entre os governos Fernando Henrique e Dilma Rousseff.

E foi aí que eu procurei ver o que as pessoas que assistiram a cena pensavam, só para ver até onde existe confronto nas falas de Jobim. Ideli Salvatti falou que no encontro de Dilma e Jobim, o ministro disse que daria explicações para desfazer o mal-entendido, mas o Ministério da Defesa nada divulgou.

Já o novo líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro, tratou de dar novo enfoque ao assunto e disse que Jobim não mandou recado para o governo. “Com isso também temos que conviver... Agora, quais são eles?... Onde estão? Cuidado! Se descobrirem, aqueles que tu achas que são idiotas podem te incomodar, hem? Porque, certamente, tu não confessas quais são, não podes dizer quem são. Às vezes estão à nossa volta”. Este Mendes Ribeiro, pelo visto, veste o número certo da carapuça.

Fora da reunião, já no Congresso, muita gente ficou surpresa com a declaração de Jobim. É quase que unanime a opinião de que Jobim mandou recado à Dilma.

Mas como política gira 180º em segundos, sabe-se lá o que está passando neste momento pela cabeça do Nelson Jobim.

3 comentários:

jusilva disse...

Realmente os idiotas estão aí, só que hoje os idiotas são 'espertos' e tudo fazem para ganhar algum.
É como você muito usa: eles se fazem de mortos para comerem o coveiro.
Jussara Silva
Barra da Tijuca

Anônimo disse...

Nelson Jobim conhece todos os idiotas e sabe que o governo petista tem muitos deles.
Tanto que Lula sempre por oito anos livre de tudo que aconteceu de ruim e hoje a Dilma está na mesma situação.
Os idiotas assumem todas as culpas.
Falo porque estou aqui dentro e conheço.

Anônimo disse...

Esta carapuça cabe em quase todos os que estão no governo e partidos aliados.
São todos uns idiotas, mas ladrões, é claro.

Vanda Caldas
Nova Iguaçu