Gerson Tavares
Já no governo Lula ela estava na espreita, mas agora mostrou a cara de vez e está se chegando como quem não quer nada. Ela é muda e sega o povo. Mas os líderes da oposição já estão começando a chamar a atenção para o perigo que ronda o bolso da população e culpam o descontrole nos gastos do governo pelo crescimento da inflação.
Se acompanharmos os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vamos ver que a inflação já chegou e até passou o teto da meta, de 6,5%, no acumulado dos últimos doze meses, pois hoje já está registrando a casa dos 6,51%.
Como é hora de alertar a população que continua sendo incentivada pelo governo a gastar, vamos ver o dizem alguns políticos que estão acompanhando de perto a chegada, já galopante, da inflação. Para o tucano Álvaro Dias, do Paraná, a administração do PT tem sido "irresponsável" do ponto de vista fiscal, o que tem gerado inflação. "Estamos recolhendo o resultado das extravagâncias feitas nos anos anteriores. As extravagâncias foram blindadas pelo bom momento da economia, mas estamos verificando as consequências da irresponsabilidade fiscal do governo".
Álvaro Dias diz que é necessário fazer uma reforma administrativa no Estado brasileiro para responder ao problema da inflação. Ele afirma que “as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo não têm dado resultado e que o corte de gastos é o único caminho possível”.
Mais pessoas estão com o mesmo discurso e a mesma opinião é compartilhada pelo líder do DEM na Câmara, ACM Neto, da Bahia. "O caminho é, fundamentalmente, cortar despesas. Estamos pagando o preço de conjunto de irresponsabilidades dos últimos quatro anos, então não é em um ano que se resolve. O governo precisa enfrentar este tema, tem que cortar pesado. Até agora só teve discurso, o corte de R$ 50 bilhões (no Orçamento) anunciado foi pra inglês ver". ACM Neto destacou que o governo que já criou dois ministérios em 2011, pressiona pela aprovação do tratado de Itaipu que triplica o preço pago pela energia ao Paraguai e aprovou o financiamento para a obra do trem-bala. "Todas essas ações mostram que o governo só quer continuar a gastar".
E pelo que dizem ACM Neto e Álvaro Dias, que são contrários a enfrentar a questão por meio de aumento de juros, o “trem bala pode descarrilar e quem vai se machucar é o povo. Segundo os dois, uma medida nesta direção poderia derrubar demais o ritmo de crescimento da economia. O deputado do DEM cobra que o governo apresente medidas para resolver o problema e alerta que a demora pode atrapalhar o controle da inflação.
Mas será que a Dilma sabe como resolver o problema. Afinal, dizem que o “diproma” de economia dela, foi tirado por correspondência e ainda falam que nem testes de capacitação ela fez.
Pobre economia.
2 comentários:
A inflação já está a caminho não. Ela já chegou e está corroendo o salário do trabalhador com uma fome louca.
Só quero ver como será até ao final do ano, porque do modo como a coisa vai, vamos ter um Natal de vacas magras.
Hilda Campo
Belo Horizonte
Só quem não sabe que a inflação já chegou, são aqueles que não precisam tirar o bolso o salário para pagar comida.
É facíl dizer que tudo está sob controle paea quem come às custas do povo.
Solange Porto
São Paulo
Postar um comentário