Gerson Tavares
Se depender de qualquer dos três candidatos à presidência da República a população brasileira será muito em breve terá a melhor saúde no mundo. Depois de Dilma Rousseff e José Serra, também a Marina Silva se comprometeu com a regulamentação da Emenda Constitucional 29, na sexta-feira, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Os três candidatos mudaram suas agendas para viajar para a cidade da serra gaúcha e falar a mais de dois mil e quinhentos participantes do 26º Congresso Nacional de Secretários da Saúde.
Esta regulamentação da emenda deixaria claro o que pode ser qualificado como gasto com saúde e determinaria vinculações à União. Segundo opinião dos prefeitos a saúde pode receber R$ 20 bilhões a mais por ano se forem estabelecidos critérios que evitem as maquiagens estaduais e exigir da União investimentos de 10% de sua receita corrente bruta. O governo federal reluta em aceitar a vinculação enquanto não for apontada uma fonte segura para os recursos que terá de aplicar.
Lógico que hoje Lula pensa no perigo de ter que usar o dinheiro da Saúde em saúde. Como ele nesses sete anos e alguns meses nunca fez isto, agora, mesmo ele estando de saída, fica preocupado.
Imagina se o problema fica resolvido e o presidente não é mais ele? Lula não pode nem pensar nessa hipótese.
Afinal, ele é o “cara”!

Um comentário:
A solução para a saúde do povo está muito cara para o bolso. Os Planoss de Saúde são solução, mas só para quem tem muito dinheiro. E eu que sou aposentado, o que faço?
Geraldino Castro Neves
Belo Horizonte - Minas
Postar um comentário