quarta-feira, 9 de junho de 2010

A realidade do Ibope




Gerson Tavares



Sempre fiquei com a pulga atrás da orelha quando falavam de pesquisa do Ibope. Por muitos anos estive no meio de rádio e televisão e sempre senti a realidade de audiência bem diferente daquela que o Ibope registrava em suas pesquisas.

Em televisão o grande termômetro não está naquilo que o Ibope fala, mas naquilo que o público faz repercutir nas ruas. É o bordão do humorista que vira febre entre as pessoas, é a cena da novela que é comentada na condução, o replay do lance que faz a torcida discutir o resultado do jogo e assim por diante, vamos sentindo qual o canal que realmente está fazendo sucesso. Isto lógico sem falar na “medição” instantânea, que todas as emissoras tem no seu dia a dia.

Já no rádio você sabe quem tem a melhor pontuação até pela potencia em sua antena. Lógico que aquela emissora que tem um melhor som e maior alcance, recebe a mídia mais forte e assim pode ter os profissionais de mais nome. Este profissional gera mais comerciais e a programação deslanchando aumenta a audiência.

Isto é a avaliação da audiência em sua normalidade, mas como existe o fator “dinheiro”, quando uma emissora pequena tem um “cara” com grana por trás, ele paga para que o Ibope de uma alavancada em sua audiência e assim os comerciais chegam com mais facilidade.

Não me digam que não é assim porque conheço de perto o assunto. E aí vem a diretora do Ibope, Márcia Cavallari para falar de política na TV Estadão. Para Márcia, “o que o brasileiro quer é continuidade do progresso”. Só esquece a dona Márcia que o progresso que aí está vem de algum tempo, bem antes do PT assumir o governo. Ela também diz que o fato do Brasil sediar a Copa do mundo em 2014 é um forte aliado para Dilma e que a eleição pode ser definida em primeiro turno em favor de Dilma. Será que a vitoria de Dilma estará atrelada à seleção brasileira?

Depois de ouvir algumas vezes alguns momentos do debate, fiquei com duas dúvidas cruéis. Será que o Ibope não está se colocando na campanha da Dilma? Assim como acontece com as emissoras de rádio, não estará a pesquisa política tendo manipulada a pontuação, também para a eleição?

Deus queira que não.

Um comentário:

Anônimo disse...

As pesquisas podem ajudar o Lula a se salvar. Quanto mais pontos a Dilma tiver, mais pessoas se enganam e votam nela.


José Carlos Silva

Botucatu - SP