Secretário de Justiça dos EUA
promete cautela em decisão sobre tortura
WASHINGTON - Um relatório da Agência de Inteligência Americana (CIA) mostra que pelo menos uma líder democrata teve acesso em 2002 à informações sobre o uso pelo governo de técnicas de interrogatório de suspeitos consideradas tortura pelo governo Obama.
Esta informação foi revelada em meio a sinais de que o atual governo não pretende levar membros da administração anterior aos tribunais por justificar técnicas como o "waterboarding", que é uma forma de afogamento simulado, contra suspeitos de terrorismo.
O secretário de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, disse nesta quinta-feira que vai agir com cautela e evitar que a política partidária interfira na decisão sobre se alguma autoridade do governo Bush deve ser processada.
A declaração foi feita um dia depois de o "New York Times" informar que uma revisão interna do Departamento de Justiça havia determinado que funcionários do governo Bush cometeram graves erros de julgamento ao autorizar as técnicas, mas que não deviam ser processados.
Agora, surgiram dúvidas sobre o quanto a presidente da Câmara dos Representantes (deputados), a democrata Nancy Pelosi sabia sobre as técnicas.
Lá como aqui, todos sabem de tudo, mas fingem não saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário