quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MUNDO

Chávez quer ser presidente eterno



Chávez tenta se manter no poder na Venezuela




CARACAS – O perigo da ditadura sempre está rondando, mas o perigo maior é se a moda pega. Agora é ele, o presidente venezuelano Hugo Chávez que está apostando seu futuro em um referendo para mudar a Constituição e permitir que ele concorra à reeleição, mesmo com os resultados divididos das eleições na semana passada e do preço do petróleo em baixa que ameaça a economia.
Já no ano passado, Hugo Chávez tentou se eternizar no cargo de presidente do país, mas não obteve sucesso em sua tentativa para uma emenda na Constituição e por enquanto deve deixar o cargo em 2013. Mas como ele quer muito “ficar”, irá mais uma vez tentar convencer os eleitores a alterarem as leis.

Hugo Chávez lançou uma campanha para um referendo que pode autorizar que ele concorra à Presidência quantas vezes ele bem entender. Ex-soldado, ele tentou chegar ao poder pela primeira vez através de um golpe em 1992. Agora ele está preparando mais um “golpe” ao tentar o referendo antes que a baixa no preço do petróleo atinja a Venezuela, país que dependente altamente da exportação do óleo.

Nenhum comentário: