Atentado contra blogueiro precisa ser investigado com rigor
O blogueiro Ricardo Gama, advogado, 40 anos, foi alvejado com três tiros na cabeça e um no peito, no dia 23 de março, em Copacabana. Segundo a polícia, o atentado tem ligação com as denúncias e críticas contundentes feitas pelo blogueiro ao governo estadual, à prefeitura, à corrupção e às milícias. Gama disse também que estava sendo ameaçado.
Nas eleições passadas, o advogado ficou conhecido por divulgar um vídeo em que o governador Sérgio Cabral, ao lado do então presidente Lula, chamou de “otário” um jovem morador da favela de Manguinhos. Filiado ao PR e ligado ao ex-governador Anthony Garotinho, ele se candidatou a deputado estadual.
O atentado contra Ricardo Gama evidencia uma grave afronta à liberdade de expressão. Os atingidos pelas críticas do blogueiro revelam intolerância com os adversários. Rejeitam as formas civilizadas para se defender e não hesitam em se tornar assassinos frios e estúpidos.
A tentativa de execução se caracterizou pela ousadia. Ocorreu numa manhã ensolarada, na Santa Clara, uma das ruas mais movimentadas de Copacabana. O atirador estava em um carro de cor prata, deu quatro tiros em sua vítima e não se incomodou com a movimentação de rua nem se preocupou em resguardar a identidade.
Diante de um comportamento próprio de gângsteres e de quadrilhas organizadas, de assassinos acostumados com a impunidade, o Sindicato repudia o atentado e se solidariza com a família do advogado Ricardo Gama. Ao mesmo tempo, aguarda que o crime seja investigado de maneira exemplar pelas autoridades da segurança pública e que seus autores e/ou mandantes sejam punidos com extremo rigor.
E também nós, do “O MALHO”, estamos solidários ao Ricardo. A crítica quando honesta é sempre construtiva, por pior que possa parecer. Mas quando os atingidos não comungam na honestidade, eles partem para a violência, única arma dos covardes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário