Ibope
Estou sempre contra as “pesquisas” que os estes “institutos” fazem, não só em termos de eleição, mas sim em qualquer assunto. Já vi o Ibope colocar uma emissora de rádio, mas daquelas pequenininhas, em terceiro lugar em audiência por três meses consecutivos, a troco de uma boa soma do “vil metal”. Esta foi uma jogada do dono da emissora para arranjar anunciantes. Isto porque todos sabem que anunciar só é bom negócio em emissora com audiência. Neste caso, por culpa do Carlos Augusto Montenegro muitos anunciantes foram enganados, patrocinaram programas sem a menor audiência e o seu dinheiro “foi pelo ralo”.
Assim é em qualquer coisa em que os “institutos” fazem pesquisas. Também é assim na política e os partidos gastam uma “grana afrodescendente” para enganar o eleitor, aquele eleitor que acha que votar em quem está na frente das pesquisas, é o “voto útil”.
Dilma estava disparada na frente das pesquisas, que para enganar melhor, estavam todas alinhadas com o Ibope, o grande negociador dos pagamentos e que conseguiu fazer com que todos entrassem no “jogo”.
O eleitor vendo que a Dilma estava na frente, deveria dar o respaldo para que as eleições terminassem no primeiro turno. E tudo estava tão acertado, que os governistas já haviam providenciado para que qualquer investigação sobre as falcatruas da Casa Civil só acontecessem após o dia 5 de outubro, depois da eleição da Dilma Rousseff.
Mas pelo visto o povo já está mais escolado e não embarcou nessa “canoa furada”. Os erros dos “institutos” trouxeram à tona a “jogada do Montenegro com a turma da Dilma”. Os especialistas estão dizendo que pelo que se viu neste dia 3 de outubro, a divulgação dos números na intenção de votos desta vez já não alterou tanto a cabeça do eleitor.
Os institutos dão mil desculpas para cobrir os erros. Já falaram que a abstenção foi grande e só assim eles não acertaram, mas será que quando das pesquisas eles não colocavam as abstenções como votos para Dilma?
A verdade é uma só: deveria ser proibida pela Justiça eleitoral qualquer pesquisa de intenção de voto. Só assim, acabaríamos com essa pouca vergonha de “grana” para mascarar resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário