quarta-feira, 15 de abril de 2009

Severino encostou
Lula e Dilma na parede


Gerson Tavares

Ou dá, ou desce. Foi assim que os prefeitos fizeram com o presidente Luiz Inácio da Silva e com a ministra Dilma Rousseff. Se não houver compensação das perdas, eles vão boicotar a candidata do Lula.

Eles sabem que são cabos eleitorais com “poder de fogo” e não vão deixar por menos. São mais de cinco mil municípios que poderão eleger o próximo presidente e isso só depende do prefeito. Cada voto comprado com benesses é uma garantia para o Planalto.

Cerca de setecentos prefeitos se reuniram em Brasília na semana passada e colocaram a faca no peito de Lula. Ou a área econômica abre o cofre para pagar compensações das perdas ao Fundo de Participação dos Municípios, ou eles não vão mais mandar os “pobres” votarem em Dilma.

Também houve uma reação contra o apelo de Lula para que os prefeitos apertem os cintos. Afinal, o exemplo que vem de Brasília e de “gastar muito!”. Mas o pior disso tudo é que um dos lideres da “revolução” é o Severino Cavalcanti, aquele mesmo que renunciou num passado não muito distante para não perder os direitos políticos e que agora é um prefeito muito bem votado e com força de votos em quantidade que a Dilma sabe precisar.

Em meio a toda essa pressão, Lula que não é “bobo”, resolveu abrir o cofre do Planalto e preparou um “belo” pacote de um bilhão de reais para distribuir aos prefeitos. Vai editar uma MP criando um piso para o fundo de participação dos municípios e assim garante o apoio a Dilma.

Quer dizer: “Com a arma na cabeça, Lula e Dilma acabaram cedendo”.

Nenhum comentário: