segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

JUSTIÇA E ECONOMIA

Chegou a vez do consumidor



Dr. José Roberto, presidente da Anacont,
está aconselhando as pessoas a gravarem as ligações



RIO – Já está valendo o direito do consumidor. Hoje começou a vigorar a nova regra para melhorar o atendimento ao cliente pelo telefone. É a lei do Call Center.

A partir de agora, quem não conseguir cancelar contratos no ato da ligação, levar mais de um minuto para ser atendido ou ainda aquele que for importunado com aquelas enervantes mensagens publicitárias na chamada, vai poder denunciar a qualquer órgão de defesa do consumidor.

Esta lei vale para os serviços de atendimento ao consumidor de empresas de telefonia, energia elétrica, abastecimento de águia, serviço de esgoto, plano de saúde, transportes aéreo e terrestre, tv por assinatura, além de bancos e financeiras.

Estes setores são os de maior número de reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor e por isso foram os escolhidos. As multas por descumprimento poderá chegar a R$ 3 milhões às empresas e as indenizações ao consumidor poderão chegar a quarenta salários mínimos.

O advogado José Roberto de Oliveira, presidente da Anacont, aconselha as pessoas que gravem suas ligações para prova de descumprimento da lei. Esta medida será um cuidado do consumidor em contrapartida a que é também tomada pela empresa. José Roberto está prevendo um grande número de ações ao falar: “as empresas não vão conseguir cumprir as regras, pois elas são muito detalhistas”.

Mais informações entre em contato com a Anacont:

Avenida Venezuela, 131, loja B - Praça Mauá
(em frente à Justiça Federal)
Tel. 21 - 2223 0500

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