sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel 21 25066021/ 25066064



Censo 2010 mostra o tamanho do Brasil





Gerson Tavares

O IBGE divulgou os primeiros números do Brasil no Censo 2010 e agora, pelos dados divulgados a população chega aos 190.732,694 habitantes espalhados pelo imenso território nacional.

A população brasileira cresceu de 2000 para agora, dez anos depois em 12,3%, mas como hoje nada é definitivo nos cálculos de órgãos governamentais, segundo o próprio IBGE ainda poderá subir mais um pouco, com o número de brasileiros chegando 198 milhões.

Dividindo o Brasil em suas cinco regiões, dá para notar que o norte e nordeste, além do centro-oeste foram ao que mais cresceram. Muitos poderão dizer que o sudeste cresceu quase igual ao nordeste, porem é bom ver que muitos que nascem nordestinos acabam virando cariocas ou paulistas. É a famosa “corrida para sul” que o nordestino sempre faz. Se levarmos em conta todos aqueles que nasceram no nordeste e que vieram para o sudeste, o nordeste seria sem sombra de dúvidas, a região mais populosa do país se aqueles lá ficassem. O sul, que fica na sua, continua com a população crescendo pouco, como sempre.

Mas o que mais me chamou a atenção nestes dados do IBGE foi a história da cidade de Balbinos, que fica a 420 quilômetros da capital paulista. Esta pequena cidade do interior de São Paulo foi a cidade que mais cresceu em população no país. Uma verdadeira explosão populacional fez Balbinos triplicar seu “tamanho” nesses últimos dez anos, passando de 1.313 para 3.932 habitantes.

E esta marca não agrada a sua população nativa porque ela é o resultado de uma “doença” que o governo implantou na cidade. O governo implantou dois presídios na cidade e esta é a causa de tantos habitantes “indesejáveis” que fizeram a cidade dar este “salto” no censo e que só traz tristeza para os verdadeiros moradores de Balbinos.

E foi olhando esse dado do censo que o meu amigo “Zé Doidão” soltou mais uma pérola; “Já imaginaram se fizessem um muro bem alto em Brasília e não deixassem os políticos ladrões saírem de lá? A população de Brasília também iria triplicar”.

E todos deram razão para o Zé.

Nenhum comentário: