*No ano de 1859 acontecia o Término da Revolução Praieira em Pernambuco.

No dia 1.º de abril de 1964, os militares derrubaram o presidente João Goulart e instalaram uma ditadura. Destituído o presidente constitucional, os chefes militares assumiram o comando do país. Passando por cima da Constituição, atribuíram-se poderes excepcionais, por meio dos chamados Atos Institucionais – cassar mandatos e direitos políticos, prender pessoas sem autorização judicial etc.
Suspenderam-se as eleições diretas para presidente da República, governadores dos Estados, prefeitos das capitais e de municípios considerados áreas de segurança nacional; estabeleceram a censura sobre a imprensa e um forte controle sobre a sociedade, mandando para a cadeia quem se manifestasse contra o regime; em resumo, todos os poderes passaram para as mãos do presidente da República, que seria um militar escolhido pelos chefes militares, cabendo ao Congresso apenas aprovar o nome por eles indicado.
Na década de 60, o Brasil sofreu uma revolução radical em sua trajetória política que marcou profundamente a vida do país. O Dia 31 de Março de 1964 é o ícone dessa revolução que, capitaneada pelas Forças Armadas, depôs o Presidente da República e assumiu o governo pelos 21 anos que se seguiram.
*Em 1984 o presidente Figueiredo anunciou, em cadeia nacional de rádio e TV, que seu sucessor seria escolhido por votação indireta. Ele prometeu para o futuro a eleição direta em dois turnos.
*No ano de 2000, o Conselho Internacional de Livros Infanto-Juvenis anunciou a premiação da brasileira Ana Maria Machado.
*E no ano de 2008 a chama para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 desembarca na Praça da Paz Celestial.