segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Doar sangue é salvar vidas
Rua Frei Caneca, 8
Centro – Rio de Janeiro
Tel - 21 22999442

'Com urbanidade se praticam sórdidas ações'



Joaquim Barbosa está
pegando no pé da turma



Se o clima entre os ministros do Supremo Tribunal Federal estava ruim, poderá ficar ainda pior. Quando Ricardo Lewandowski se estranhou com Joaquim Barbosa, ninguém esperava que o primo do Collor de Mello fosse se meter. Mas Marco Aurélio Mello tinha que meter a colher. Disse que faltou urbanidade do colega Joaquim Barbosa na discussão que marcou o início do julgamento do mensalão. Só não esperava que a resposta viesse por escrito: "É com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público", foi a nota que o gabinete de Barbosa, por meio da assessoria de imprensa do STF distribuiu.

E tudo porque no início da sessão de sexta-feira, Marco Aurélio Mello disse estar assustado com o que poderá ser a gestão de Joaquim Barbosa na presidência da Corte. Relator da ação penal que começou a ser julgada ontem, o ministro Joaquim Barbosa será o próximo presidente do tribunal, assumindo em novembro, quando Carlos Ayres Britto deverá se aposentar compulsoriamente.

E Marco Aurélio ironicamente falou: "Me assusta o que podemos ter após novembro. O presidente tem que ser algodão entre os cristais. O Presidente não pode ser metal entre cristais".

Na discussão com Lewandowski, Barbosa afirmou que analisar a questão de ordem de Márcio Thomaz Bastos, pedindo o envio de parte do processo do mensalão para a primeira instância, seria "irresponsável" e acusou o revisor do caso de deslealdade, por decidir proferir um longo voto, contrário ao seu, quando poderia ter feito isso antes.

Marco Mello votou com Lewandowski na questão do desmembramento e afirmou que episódios como aquele prejudicam a credibilidade do tribunal e questionou: "Será que ele (se referindo a Joaquim Barbosa) se arvora em censor dos colegas?".

E foi além: "Não gostei. Pela falta de urbanidade do relator. Precisamos discutir ideias, não deixando descambar para o lado pessoal O que eu vi ontem eu fiquei pasmo, inclusive com adjetivações impróprias em se tratando de um colegiado deste nível".

Mas qual será o nível de um colegiado que tem até um Toffoli no seu corpo?



Nenhum comentário: