quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Chegou o grande dia

Gerson Tavares





Se existe um Poder que tem como símbolo uma mulher com vendas nos olhos e uma balança nas mãos, este tem que ser o Poder maior. 

Todos os outros podem ser ocupados por qualquer um, não existe classificação. Ninguém faz prova para ser presidente da República, para senador, deputado ou outro qualquer cargo eletivo, seja ele do executivo ou do legislativo.

O Judiciário é o único entre os três poderes da República que exige daqueles que querem ingresso, passar por concursos, não contando ali sua filiação partidária ou sua coloração e sim, sua capacitação.

Só são admitidos como juízes aqueles que tiverem conhecimento de sua profissão e acima de tudo, competência para exercer a condição de julgador com ética e moral. Assim sendo, eles se tornam independentes de qualquer pressão e só não é um bom juiz aquele que tem má índole. Graças a Deus, são poucos aqueles que mostram que não eram pessoas adequadas para o cargo e quando descoberto é logo alijado do meio Judiciário.

Mas como a política brasileira é muito suja e como uma grande maioria dos políticos que ali estão, em algum cargo para o qual se candidataram, com o intuito de dar golpes, começa aí o perigo. Pela nossa Lei, para ocuparem postos de ministros dos Tribunais Superiores, aqueles senhores que passaram por concurso no ingresso da profissão, deverão ser “indicados” por algum político, depois deverão ser aprovados pelos governantes e ainda serem referendados pelos parlamentares. Neste momento toda a independência da maioria desses juízes foi pelo ralo.

E hoje, dia 2 de agosto de 2012 é um dia que entrará para a história brasileira, quando o Supremo Tribunal Federal estará dando início ao julgamento àquele que é, sem nenhuma dúvida, o maior escândalo da nossa República. Tudo bem que são aqueles juízes concursados que estarão julgando, mas não podemos esquecer que eles já passaram pelo crivo da imoralidade da “nomeação” por parte dos políticos safados que campeiam pelas Casas governamentais e nunca se sabe até onde aquele cidadão de bem conseguiu passar pelo crivo da corrupção.

Como o Brasil, no dia de hoje, 2 de agosto de 2012, dá inicio a essa prova de moralização da nossa República, precisamos ter esse dia como um marco na história. Só esperamos que este marco na história seja lembrado no futuro, pela ética, moral e imparcialidade com que seus homens da Lei puniram esses traidores da Pátria.

Que as mentes desses senhores ministros estejam cheias de luz para que vejam com clareza a verdade e que as penas estejam em acordo com todos os crimes que foram cometidos pelos réus.

O Brasil merece respeito.

]

Um comentário:

Flávio Munhoz disse...

Que hoje seja o dia da vitória da ética e da moral. Que esses ladrões sejam enquadrados de vez.
Chega de passar vergonha por todos os lugares que passo e olha que viajo muito.
São Paulo