terça-feira, 2 de março de 2010

Pesquisa... sempre a pesquisa




Gerson Tavares



Mais uma pesquisa surge na imprensa e desta vez mostrando que Dilma Rousseff está chegando aos calcanhares do José Serra. Segundo pesquisa “Datafolha”, a petista atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para quatro pontos percentuais a distância que a separava do governador José Serra (PSDB), que tem 32%.

Mas como eu não acredito em pesquisa, que quase sempre são de acordo com os interesses, procurei ver como ela estava sendo vista pelos políticos que tem interesse direto nas eleições.

Comecei olhando o que disse o “trabalhador” José Genoino. “A oposição vai ficar ainda mais desesperada”, comemorou Genoino em sua pagina do Twitter. Depois ví o que o lider do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza falou: “Quanto mais a população conhece a Dilma, mais sua aceitação cresce”.

Eles estão usando do resultado da pesquisa para fazer exatamente o que é esperado. O eleitor é “bobalhão” e acha que precisa votar naquele que está com possibilidade de vencer. O “bobalhão” diz que só é voto útil aquele que vence a eleição e assim sendo, se a pesquisa é favoravel a “fulano”, é nesse que ele vota.

Mas só não sabe o eleitor que as pesquisas em sua maioria são manupuladas exatamente com esta meta. Iludir aquele que se deixa levar pela “propaganda falsa”. Alás, o Procon deveria olhar esses casos.

Mas tambem o “trabalhador”, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), festejou pela rede: “É uma boa pesquisa pra ver que estamos no caminho certo. Mas é bom ter pé no chão, treino é treino, jogo é jogo, já dizia o velho treinador”. Se o caminho está certo eu não sei, mas que está frase futebolistica não é de treinador, isso eu tenho certeza. Foi um grande craque do nosso futebol, que quando jogador, bem antes de se tornar excelente treinador, usou essa antológica frase. Que saudades do grande Didi que pelo visto, Berzoini não conheceu. Mas como petista sempre assume o direito autoral das 'obras' dos outros, chegou a vez do Didi também perder o direito à frase.

Mas voltando a Dilma, com toda a maquina federal trabalhando para fazer dela a grande construtora do país, com Lula abandonando o governo nas mãos de subalternos para levar Dilma debaixo do braço em todos e quaisquer “comícios” fora de hora, ela até pode aparecer, mas se os eleitores fossem um pouco mais sérios e não se vendessem por qualquer “Bolsa”, eles notariam que ela nunca foi nada na vida. Até mesmo mestra ou doutora, ela não foi embora em seu curriculo constasse até bem pouco tempo essas mentiras. Mas na realidade, Dilma nunca foi nada a não ser, aprendiz de guerrilheira.

Pense bem, o seu voto é a sua arma e guerrilheiro usa uma outra arma e esta arma, não queremos para o Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

para o lula só serve pesquisa orquestrada. já viu o lula perder em pesquisa? mas é nunca!!!


heraldo freitas

Salvaor - bahia